quarta-feira, 7 de outubro de 2009

TCC beleza e dor




Comecei a fazer a pesquisa para o tcc um ano antes de começa-lo, começei a pesquisar um tema para a monografia e oq viraria a coleção, e claro o que eu realmente gostaria de fazer, passei pelo livro infantil o menino do dedo verde,
pesquisei sobre os ciganos Rom, mais tive receio da coleção sair teatral
também pesquisei sobre a Carmem Miranda mas era seu Centenario, e falar sobre ela poderia ser repetitivo demais.







E quando todas as minhas idéias estavam acabando que eu assisti uma entrevista do escritor Rubem Alves no Jô Soares, ele falava de seu livro "Ostra feliz não faz perola" e explicando o titulo acrescentou ... como artista feliz não faz arte...




Sim foi nessa entrevista que resolvi meu tema Beleza e Dor, por que elas andam juntas , e quase sempre atras de uma bela canção ou obra de arte há um artista triste,angustiado, solitario...exemplos? Frida Kahlo,Machado de Assis, Alejadinho, Edith Piaf, Yves Sant Laurent,Cartola, e muitos outros!

O escolhido pra eu seguir seu ponto de vista sobre a beleza e a dor é um escritor, Alvares de Azevedo, um rapaz melancólico que viveu apenas 21 anos, suas obras foram todas publicadas póstumamente e hoje seus contos e poesia são admirados pelos góticos.





Mas por que ele? Pelo fato de ter sido um jovem inteligente, ativo em sua sociedade e que tinha um gosto incomunto ele achava beleza na morte, ele fala dela como algo belo uma figura humana , como fosse sua amada, e isso hoje no século XXI é muito estranho, imagine na época em que viveu uma sociedade totalmente repreciva do século XIX.

O bom de pesquisar é que descobrimos coisas que nunca imaginamos, e isso faz nos aprofundar por isso tem que escolher um tema que nos der prazer em pesquisar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário